Intervenção Precoce


DSC 0740

Destinado ao acompanhamento de crianças com transtorno do espectro do autismo em suas mais diversas manifestações fenotípicas, é subdivido em várias salas de atividades especializadas, a saber:

- Salas de intervenção precoce - para crianças de um a 5 anos de idade que recebem atendimento intensivo de quatro horas por dia, por equipe multiprofissional, com ênfase no desenvolvimento das competências comunicacionais e regulação emocional, através de sessões individuais e em grupo de fonoaudiologia (duas horas por dia)  e de terapia de integração sensorial e cognitivo comportamental, com  terapeutas ocupacionais e psicólogos. Todas as crianças assistidas nesse serviço são acompanhadas, ainda, pela equipe médica e social da organização.

Fonoaudióloga Estela Maris estimulando crianças autistas com o auxílio de um iPad

- Salas de estimulação cognitiva - para crianças da pré-escola, inseridas na rede regular de ensino que necessitam de reforço escolar e atendimento terapêutico especializado.

Salas de desenvolvimento adaptativo

Para crianças com transtornos do espectro do autismo associados a problemas comportamentais e/ou dificuldades graves no desenvolvimento adaptativo. São salas de passagem, que objetivam a aquisição de habilidades adapatativas com vistas à inclusão nos demais serviços da organização. As crianças aqui incluídas recebem atendimento de toda a equipe multiprofissional com ênfase em integração sensorial e terapia cognitivo comportamental.

Salas de estimulação neuropsicomotora  

Para crianças em idade pré-escolar que possuem deficiência motora importante associada aos transtornos do espectro do autismo. A exemplo das outras salas, nessas  as crianças também recebem assistência multiprofissional, mas a ênfase, aqui,  é dada à assistência fisioterápica e terapia ocupacional. Algumas dessas crianças apresentam transtornos degenerativos ou síndrome de Rett e o objetivo para além da reabilitação é a manutenção da qualidade de vida e o retardo na progressão dos sintomas degenerativos: perda de movimentos práxicos,etc.


© Casa da Esperança 2012